DESCRIÇÃO

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê." - Romanos 1.16

SEJA BEM-VINDO, VOLTE SEMPRE!

A + CLICADA DA SEMANA

domingo, 26 de fevereiro de 2023

PRINCÍPIOS DO SERMÃO BÍBLICO

PRINCÍPIOS DO SERMÃO BÍBLICO

 

Uma das primeiras coisas que aprendi no seminário teológico é que o sermão bíblico é um sermão fundamentado no TEXTO BÍBLICO. Por mais que isso pareça óbvio, na prática não é bem assim. Não raramente nos deparamos com pregações onde se ouve de tudo, menos a exposição do texto bíblico.

A dica que dou para quem deseja pregar é bem simples, mas que se seguida, te salvará desse grave erro de, ao propor entregar a mensagem de Deus, não entregar a mensagem de Deus. A dica consiste em três princípios a ser seguido:

LER o texto;

EXPLICAR o texto;

APLICAR o texto.

Muitas vezes observamos exatamente o contrário... O pregador LÊ o texto, SAI do texto e nunca mais VOLTA para o texto. Seria esse um dos motivos de termos uma geração de cristãos com tão pouco conhecimento bíblico? Por isso insisto e volto a repetir: um sermão embasado em qualquer outra coisa que não seja as Sagradas Escrituras, NÃO É um sermão bíblico.

Isso me faz lembrar do precioso conselho do apostolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo.

 

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

2 Timóteo 4.1-2

 

O apelo urgente e contundente do apóstolo Paulo se fazia necessário porque ele sabia que a sua hora (da morte) estava chegando; e que nos últimos dias as pessoas não suportariam a SÃ DOUTRINA.

 

virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

2 Timóteo 4.3-4

 

A reponsabilidade dos que são chamados a esse ministério (do ensino, da pregação) não é a de agradar os seus ouvintes, mas sim de ser FIEL a mensagem contida na Palavra de Deus.

 

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2 Timóteo 4.5

 

É evidente que ao expormos um sermão podemos compartilhar nossas experiencias pessoais (e de outros); podemos também fazer ilustrações, “contar histórias”; mas essas coisas não podem ser a base do nosso sermão. Podem sim ser ferramentas COMPLEMENTARES para auxiliar no entendimento.

Mas quero ainda destacar mais um ponto: a própria Bíblia está repleta de histórias verdadeiras e de testemunhos de pessoas reais; na própria Bíblia é possível encontrar inúmeras ilustrações que podem ser usadas de forma a complementar nossos sermões. O que será que está faltando: mais leitura bíblica ou acreditar que a Bíblia é a VERDADEIRA palavra de Deus?

Que o Espírito Sando nos conduza nesse entendimento, que seu auxílio seja abundante em nossas vidas e claro, em nossos sermões.

 

Graça e paz!

 

André Buscaratti Silva


Postagem nº 100 – São José do Rio Preto, 26 de fevereiro de 2023-DOM


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores